domingo, abril 16, 2006

DONNIE DARKO















(Não pretendo passar-me por crítico de cinema, mas neste blog pretendo iniciar uma série de comentários a alguns filmes que me marcaram. Se confiam no meu gosto ou estão abertos a sugestões cinematográficas, mantenham-se atentos, que eu também não ;) )


Foi há cerca de um ano que pude ver no cinema a versão "Director's cut" deste filme, tendo sido acrescentados 20 minutos de filme, retiradas ou encurtadas algumas cenas da versão original e melhorados os efeitos especiais.

No fim de semana passado, deu na TV pública, na 2.

Então por curiosidade, durante a semana fui pesquisar um pouco sobre este filme e encontrei na Wikipedia uma "entrada" para este filme (não vão ler sem antes verem o filme, caso o tencionem fazer!) onde o enredo enigmático deste filme é esclarecido.

Donnie Darko é um filme de culto, embora a sua estreia nas salas de cinema não tenha tido sucesso imediato. Só com a posterior edição em video veio a ganhar uma legião de admiradores e lhe foi consagrado o merecido valor.

Este fim de semana decidi arranjar um tempo para o rever, embora tendo outros filmes em espera que ainda vi.

Este é um filme "estranho". Não tem uma história de compreensão imediata, pois está cheio de pormenores intrigantes e no fundo, lida com questões sujeitas a paradoxos, tais como viagens no tempo. Mas não deixem que este pormenor científico os afaste, pois a meu ver, este filme é fascinante e aborda questões muito interessantes da natureza humana.

Donnie darko é um adolescente em que a sua rebeldia e espírito crítico sobre o que o rodeia começam a despontar. Donnie quer ser escritor, ou pintor ou talvez ambos, segundo as suas próprias palavras. "Escrevo um livro e faço as figuras. Talvez nessa altura as pessoas me entendam".

Pretende instintivamente contribuir para um mundo melhor. Na verdade, o papel de Donnie transcende o mero contributo, pois está destinado a salvar o mundo.

Donnie é também um adolescente medicado e apoiado por psicoterapia. Como muitos de nós, Darko receia acabar sozinho.

No início da história, este rapaz tem alguns problemas invulgares de sono. Nos dias que antecedem o início do filme, tem acordado fora de casa, em lugares tão improváveis como no meio de uma estrada. Se isto vos parecer estranho, fiquem a saber que às 0h00 do dia 2 de outubro de 1988, DD recebe a visita de Frank, um coelho gigante, que o alerta que o fim do mundo terá lugar dentro de 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Nem mais, nem menos.

Na manhã do dia seguinte, o quarto de Donnie é demolido pela queda de um motor que se solta de um avião, que ninguém sabe onde pára. Felizmente desta vez, Donnie tinha acordado no campo de golf onde na noite anterior se encontrou com o coelho e sobrevive.

Com um leque de consagrados actores, tais como Jake Gyllenhaal no papel de Darko, Mary McDonnell (mãe de Darko), a pouco conhecida Maggie Gyllenhaal como irmã de Darko (e irmã de Jake Gyllenhaal???!!), Patrick Swayze, Drew Barrymore, Jena Malone de Pride & Prejudice e Cold Montain entre outros e com uma banda sonora muito boa, este passou a ser um dos meus filmes favoritos, após o rever!

Caso já o tenham visto, visitem http://en.wikipedia.org/wiki/Donnie_Darko
para consolidar a compreensão deste enigmático e fascinante filme. Mas só depois de o verem, tá ?

Mais abaixo deixo aqui uma música da banda sonora deste filme, assim como uma resma de imagens do filme.


Próximo filme que pretendo comentar : Fight Club !



Mad World, Donnie Darko OST





















































































































































1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse e bem...

ñ o vi no cinema nem na 1ª versão nem no director's cut. lá acabei por vê-lo e foi daqueles filmes que amei...
é uma obra de arte pura, ou seja, tendo uma qualidade e um propósito próprios, é entendida por quem a vê de forma diferente.
acho uma excelente ideia postares sobre ele!
deixaste-me c/ vontade de o rever =)

09:38  

Enviar um comentário

<< Home


Estatísticas do meu blog (para quem lhe interessar ...)