sábado, outubro 14, 2006

RAPACE


Fui hoje ver a curta metragem "Rapace" de João Nicolau.

Produzido com o apoio do ICAM e da RTP, premiado com o Prémio de Melhor Curta em Vila do Conde e no Festival de Milão, é um filme com um estilo invulgar. Eu considero divertidamente surrealista :)

Como tou a precisar de férias e tou um pouco preguiçoso agora, vou fazer copy paste da descrição do site oficial :

"Cumpridas as obrigações académicas, Hugo passa os dias em casa descansando a cabeça de intermináveis leituras de autores pouco conhecidos. Dorme muito e a desoras. A sua única companhia doméstica é Luisa, a empregada, que alinha com ele em cúmplices jogos do gato e do rato.Para afugentar o sono da razão Hugo exercita a veia lírica escrevendo, com o amigo Manuel, canções sobre o bairro onde ambos habitam.O plácido diletantismo do protagonista é abalado por Catarina, uma jovem e bonita tradutora que dá os primeiros passos na vida profissional em regime free-lancer.Hugo está pelo beiço, fraqueja.Lá em cima, o peneireiro peneira. Não é o único rapace capaz de fazê-lo."

Confesso que esta curta metragem, com pouco mais de 30 minutos, tem uma história/lógica estranha. Talvez o mais estranho seja o modo como é contada e como as personagens actuam. Estas têm um comportamento e diálogos que é um misto de espontaneadade, inocência e loucura :)
Surreal é como defino tudo.

É um filme muito na linha do "A Cara que Mereces" de Miguel Gomes ... Curiosamente, numa das cenas do filme, vê-se no quarto de Hugo o poster deste mesmo filme, talvez por João Nicolau ter participado como actor neste filme.

Acredito que haja muita gente que ache ambos os filmes uma tolice, mas eu adorei estes dois filmes. Ás tantas, o surrealismo torna-se muito divertido e refrescante e começamos a ser contagiados um pouco pela loucura da história :) É curioso.

Eu gostei, por isso dou 4 estrelas. Mas com já disse, acredito que "Rapace" este não seja um filme aplaudível por toda a gente. No caso de "A Cara que Mereces", lembro-me que apenas estavam mais 4 pessoas na sala, tendo duas delas saindo pouco depois a resmungar :) Neste filme, ninguém saiu.

Deixo o site oficial do filme (que tb é um blog) onde se podem encontrar fotografias, nota de intenções de João Nicolau e pequenos trailers : http://rapace-birdofprey.blogspot.com/

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse e bem...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

21:14  

Enviar um comentário

<< Home


Estatísticas do meu blog (para quem lhe interessar ...)