A CIÊNCIA DOS SONHOS
O filme "A Ciência dos Sonhos" (The Science of Sleep) estreou há pouco mais de uma semana, mas motivos profissionais impediram-me de o ver mais cedo. Só hoje tive a oportunidade de finalmente visionamentalizar este filme realizado pelo genial Michel Gondry, que já nos tinha brindado em 2004 com o fabuloso "Despertar da Mente" (o como se diz em americano, "Eternal Sunshine of the Spotless Mind").
E valeu a pena a espera, ó se valeu, caramba!
Recheado do surrealismo que Gondry imprime a cada sua obra (sem no entanto nunca tirar os pés do chão por completo), "A Ciência dos Sonhos" é um daqueles filmes que têm o seu lugar muito próprio no mundo do cinema.
Gondry ganhou experiência e notoriedade com os videoclips que realizou para Bjork, Massive Attack entre outros e até para a Air France, Nike e Coca Cola (ah, granda franciú!) e quem conhece alguns, sabe do surrealismo e boa dose de imaginação que habitam a mente deste senhor.
Aqui, não desilude. Filme um pouco mais omnírico do que o passado "Despertar da Mente" como não poderia deixar em algo entitulado de "A Ciência dos Sonhos", que no entanto, não tem o mesmo nível de genialidade no que toca ao argumento.
Temos no elenco Gael García Bernal para Elas e Gael García Bernal para Eles. Ambos mostram-se excelentes actores e a beleza física torna-se secundária. E ainda bem.
Vão ver (ou vejam em DVD ou como quiserem). Talvez gostem.
4.5*
3 Comentários:
A meu ver, o Gondry descontrolou-se sem o Kaufman. O filme é muito bonito e visualmente estonteante mas o argumento e as personagens são meros bónus, quando deviam ser o esqueleto do filme...
De certa maneira concordo contigo Helena... P contar sólidas histórias, o Kaufman é mto melhor. Mas como entretenimento surrealista, este filme é refrescante... E ás vezes, a vida não parece ter um argumento definido :)
Vi a apresentação, a anteceder o "Paris, Je t'aime" (que aconselho a todos os amantes de paris). Não o quero perder!
Enviar um comentário
<< Home