domingo, agosto 31, 2008

O MUNDO LÁ FORA

Ora bem, tempo de actualizar isto um pouco ...

And now for something completely different : Finland.

É isso mesmo, a Finlândia. Tenho estado nas últimas semanas em serviço neste interessante país, cujo nome eu julgava ser Filândia e não Finlândia, até vir para cá.

Muitas coisas podem ser ditas da Finlândia e dos finlandeses (hmm, será "filandeses"? Dúvida de última hora), no entanto sei que apenas poderão ser válidas no caso de Helsínkia e dos arredores (Vantaa, mais concretamente), locais da Finlândia onde tenho estado.

Gera geral, as pessoas cá são extremamente simpáticas e atenciosas com os estrangeiros, como eu. Se se diz que os portugueses o são com os estrangeiros que visitam Portugal, esperem até conhecerem os finlandeses. Pode ser difícil de acreditar, mas quando estava a pedir ajuda para tirar um bilhete de metro em Helsínkia num fim de semana, a pessoa não só me tirou o bilhete por mim, mostrando-me como o fazer ao mesmo tempo, mas pagou-o na totalidade! E foram 2 euros, ainda por cima! (Deve ter percebido que era português e teve pena do probrezinho :) )

Quase toda a gente fala um inglês muito razoável, bem melhor do que o meu, diga-se de passagem. Inglês e Sueco são línguas estrangeiras ensinadas na ensino obrigatório, pois isso, se falam uma destas línguas não deverão ter problemas em pedir indicações se por cá passarem.

A Finlândia é um país enorme. E cerca de dois terços são zonas florestais - Mesmo nas cidades há árvores por todo o lado. Vantaa e Helsínkia são cidades muito planas e por vezes vêem-se mais bicicletas do que automóveis. E sim, dispõem de ciclovias e vias pedonais ao longo de toda a Helsínkia, incluíndo o centro da cidade.

O tempo é bastante agradável de Verão. Nunca está calor excessivo, embora a temperatura possa chegar aos 30 graus Celsius. Sobre o Inverno, nada posso dizer, mas sei que na zona sul da Finlândia onde Helsínkia se localiza, o Inverno é longo mas não tão rigoroso como nas terras no Norte. Aqui, o temperatura mais baixa atinge normalmente o 5 graus negativos Celsius, por isso a neve nunca é muito branca nem muito abundante.


Alguns factos curiosos :

.: As portas abrem para fora - pelo menos as portas que utilizei - por isso cuidado quando sairem de uma casa de banho pública e não preguem com a porta nalguma alminha. Cuidado também ao passar perto de uma porta...

.: Os lavatórios das casas de banho tem agua morna nas torneiras, mesmo durante o Verão.

.: Por aqui, janta-se muito cedo, geralmente a partir das 18h00, hora habitual da saída do emprego. Os centros comerciais fecham bastante cedo (tipicamente às 21h00).

.: Existe cá um Jumbo, que se escreve do mesmo modo mas diz-se "iumbo"!

.: Depois do trabalho, há pessoas a passear na rua (sim, a andar a pé!), de bicicleta ou mesmo de patins em linha.

.: As pessoas conversam à vez, ou seja, sem interromper o discurso do outro. Desconheço a origem deste hábito... Li algures que interromper o discurso é visto como falta de educação, no entanto é possível que tal seja mais bem aceite pelas gerações mais novas.

Resumindo, parece-me ser um local em que há hipóteses de se viver com uma boa qualidade de vida. E no Verão, é sempre possível passar o fim-de-semana ao ar livre, em pique-niques nas inúmeras zonas verdes.

Algumas fotografias (logo que possível, completo as descrições) :

Vestígios históricos do tempo em que pertencia à Rússia.


Avenida no centro do Helsínikia ao final da tarde.
Olhem só a largura dos passeios!


(descrição em breve)


Algures na ilha de Suomelina




Ciclistas urbanos!


(descrição em breve)


(descrição em breve)


O terminal de caminhos de ferro de Helsínkia


Supermercado da KKK?


Termómetro preparado para temperaturas negativas...


Chocolates Geisha :)

sábado, agosto 30, 2008

AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO

Não há melhor maneira de terminar um longo jejum de cinema com um bom filme. Com um daqueles filmes que achamos deliciosos, como se fosse um bombom (ou qq outra comida/doce que prefiram). Pessoalmente, este filme é um desses.

"Aquele Querido Mês de Agosto" é o recentemente estreado filme de Miguel Gomes, realizador do já muito interessante "A Cara que Mereces" e é um filme onde está presente uma extrema criatividade e quem sabe, mesmo inovação, fazendo-se cinema com regras próprias. É também um filme divertido.

Não conto muito (na verdade, nada) sobre a história do filme, porque :

1º - Encontram facilmente essa informação noutro lugar
2º - Não me apetece escrever sobre isso

5 *

Estatísticas do meu blog (para quem lhe interessar ...)