domingo, agosto 31, 2008

O MUNDO LÁ FORA

Ora bem, tempo de actualizar isto um pouco ...

And now for something completely different : Finland.

É isso mesmo, a Finlândia. Tenho estado nas últimas semanas em serviço neste interessante país, cujo nome eu julgava ser Filândia e não Finlândia, até vir para cá.

Muitas coisas podem ser ditas da Finlândia e dos finlandeses (hmm, será "filandeses"? Dúvida de última hora), no entanto sei que apenas poderão ser válidas no caso de Helsínkia e dos arredores (Vantaa, mais concretamente), locais da Finlândia onde tenho estado.

Gera geral, as pessoas cá são extremamente simpáticas e atenciosas com os estrangeiros, como eu. Se se diz que os portugueses o são com os estrangeiros que visitam Portugal, esperem até conhecerem os finlandeses. Pode ser difícil de acreditar, mas quando estava a pedir ajuda para tirar um bilhete de metro em Helsínkia num fim de semana, a pessoa não só me tirou o bilhete por mim, mostrando-me como o fazer ao mesmo tempo, mas pagou-o na totalidade! E foram 2 euros, ainda por cima! (Deve ter percebido que era português e teve pena do probrezinho :) )

Quase toda a gente fala um inglês muito razoável, bem melhor do que o meu, diga-se de passagem. Inglês e Sueco são línguas estrangeiras ensinadas na ensino obrigatório, pois isso, se falam uma destas línguas não deverão ter problemas em pedir indicações se por cá passarem.

A Finlândia é um país enorme. E cerca de dois terços são zonas florestais - Mesmo nas cidades há árvores por todo o lado. Vantaa e Helsínkia são cidades muito planas e por vezes vêem-se mais bicicletas do que automóveis. E sim, dispõem de ciclovias e vias pedonais ao longo de toda a Helsínkia, incluíndo o centro da cidade.

O tempo é bastante agradável de Verão. Nunca está calor excessivo, embora a temperatura possa chegar aos 30 graus Celsius. Sobre o Inverno, nada posso dizer, mas sei que na zona sul da Finlândia onde Helsínkia se localiza, o Inverno é longo mas não tão rigoroso como nas terras no Norte. Aqui, o temperatura mais baixa atinge normalmente o 5 graus negativos Celsius, por isso a neve nunca é muito branca nem muito abundante.


Alguns factos curiosos :

.: As portas abrem para fora - pelo menos as portas que utilizei - por isso cuidado quando sairem de uma casa de banho pública e não preguem com a porta nalguma alminha. Cuidado também ao passar perto de uma porta...

.: Os lavatórios das casas de banho tem agua morna nas torneiras, mesmo durante o Verão.

.: Por aqui, janta-se muito cedo, geralmente a partir das 18h00, hora habitual da saída do emprego. Os centros comerciais fecham bastante cedo (tipicamente às 21h00).

.: Existe cá um Jumbo, que se escreve do mesmo modo mas diz-se "iumbo"!

.: Depois do trabalho, há pessoas a passear na rua (sim, a andar a pé!), de bicicleta ou mesmo de patins em linha.

.: As pessoas conversam à vez, ou seja, sem interromper o discurso do outro. Desconheço a origem deste hábito... Li algures que interromper o discurso é visto como falta de educação, no entanto é possível que tal seja mais bem aceite pelas gerações mais novas.

Resumindo, parece-me ser um local em que há hipóteses de se viver com uma boa qualidade de vida. E no Verão, é sempre possível passar o fim-de-semana ao ar livre, em pique-niques nas inúmeras zonas verdes.

Algumas fotografias (logo que possível, completo as descrições) :

Vestígios históricos do tempo em que pertencia à Rússia.


Avenida no centro do Helsínikia ao final da tarde.
Olhem só a largura dos passeios!


(descrição em breve)


Algures na ilha de Suomelina




Ciclistas urbanos!


(descrição em breve)


(descrição em breve)


O terminal de caminhos de ferro de Helsínkia


Supermercado da KKK?


Termómetro preparado para temperaturas negativas...


Chocolates Geisha :)

7 Comentários:

Blogger H. disse e bem...

A qualidade de vida realmente deve ser muito diferente da de cá... Essas ruas convidam mesmo a que se ande de bicicleta!
No Inverno deve ser particularmente bonito, com neve nas florestas.
Gostei das fotos :)

18:35  
Blogger Pedro Duarte disse e bem...

Sim, umas das coisas que realmente me agradou na cidades foi a multiplicidade de formas de transporte. Não só a bicicleta é muito usada, mas também os vulgares autocarros, eléctricos e metro. Comparando com Lisboa, existe muito menos trânsito, menos barulho e aparentemente menos stress.

Ah, num fim-de-semana em que tirei a maioria destas fotos, aproveitei para alugar uma bicicleta e andei cerca de 3h a bicicletar pela cidade :)

19:56  
Blogger Just a Girl disse e bem...

E bem sei do que falas. Vivi mais de dois anos em Macau. Viajei imenso pela fascinante Ásia e vi coisas que nunca tinha imaginado sequer existirem.
É surpreendente quando nos deparamos com uma cultura tão diferente da nossa e, sobretudo, quando privamos com gente e com um mundo tão mais evoluído que o "nosso".
Prometo umas fotos em breve:)
PS- obrigada pela tua visita ao meu cantinho. Já fazes parte dele.

11:38  
Blogger Diana de Sousa disse e bem...

Olá Pedro. Bemvindo à Lusofin!
Eu estive cá a trabalhar numa agência de publicidade como designer de gráficos e web... olha aqui:

http://dianadesousa.blogspot.com

15:42  
Blogger LopesCaBlog disse e bem...

Bom Ano 2009 :)
Vais continuar fora?

04:48  
Blogger Pedro Duarte disse e bem...

Bom 2009 tb p ti!

Respondendo à tua pergunta, estive lá fora apenas umas semanas, estou por cá agora. Penso que é de vez.

11:17  
Blogger LopesCaBlog disse e bem...

Envia aí um Chocolate :)

00:11  

Enviar um comentário

<< Home


Estatísticas do meu blog (para quem lhe interessar ...)