terça-feira, fevereiro 27, 2007

THE PRESTIGE :

Até que ponto pode ir uma obsessão ?


Quanto esteve em exibição não tive oportunidade de ir ver o último filme de Christopher Nolan ao cinema. Mas graças à magia das novas tecnologias ;) pude ver hoje The Prestige.



Muito resumidamente, conta-nos a história de dois amigos ilusionistas que se tornam rivais/inimigos devido a acidente marcante. A partir desse momento, uma obsessão mútua por vingança toma-lhes a alma, até ao fim.

Depois do memorável Memento e do menos aclamado Insomnia, Christopher Nolan traz-nos mais uma vez um filme onde o precalço da morte está presente e marca a vida de quem continua. The Prestige é também um filme cheio de mistério, mas muito menos indecifrável do que Memento: Tudo fica claro no final do filme. Um final com uns bons story twists, diga-se de passagem! Mas... será que fica mesmo tudo claro ? Pensando bem, não me parece, há ali coisas que não ligam bem...

No elenco encontramos Scarlett Johansson, Christian Bale, Hugh Jackman, Michael Caine, Andy Serkis (aka o Gollum), e David Bowie (!) no papel do notável cientista Tesla. Nada mau, hã ?





















É portanto, um bom entretenimento e é porventura o filme que The Ilusionist pretendia ser.

4*

domingo, fevereiro 25, 2007

CARTAS DE IWO JIMA

Na passada quinta-feira, FINALMENTE pude ir ver ao cinema e ir ver o por mim tão aguardado último filme de Clint Eastwood/Spielbelg, mais conhecido como o Lado-B de Flags of Our Fathers.

Ao contrário de muita gente, não achei uma obra-prima. Tem não achei que Clint se tivesse perdido anteriormente na não-linearidade do filme anterior.

Achei bastante refrescante e original (e corajoso) o filme ser totalmente falado em japonês, com (excelentes) actores japoneses mas ... como filme sobre a Guerra ... Não sei. Achei bom, mas não uma obra-prima.

Para mim, essa vai sempre ser Saving Private Ryan, a todos os níveis. A obra-prima de Spielberg, quanto a mim.

Mas sobre esse, escrevo mais tarde.

Para quem já viu o filme, continue se quiser a ler isto, pois vou revelar uma impressão com que fiquei após o filme e que me irritou um pouco.

Terá algum significado especial o facto de as altas patentes japonesas que mostravam um bom senso e moral de louvar tinham estado em contacto com os EUA ... Quererá isto dizer qualquer coisa da parte de Clint/Spielberg? Não pude deixar de reparar nisto.

4* (pela originalidade, pela coragem, pela fotografia e pelo retrato humano que nos é dado)

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

FILMES QUE PRETENDO VER ...

E não tenho tempo...

Cartas de Iwo Jima
Tempos Cruéis
A Profecia Celestina
O Grande Silêncio
O Último Rei da Escócia

Existe tempo livre à venda? Aonde ?

domingo, fevereiro 11, 2007

RECORDANDO "THE SCIENCE OF SLEEP"

"The Science of Sleep"
http://naoseencaixanosmeusoutrosblogs.blogspot.com/2006/11/cincia-dos-sonhos.html



(a voz do cantor é um bocado parvinha, mas a música fica)

Estatísticas do meu blog (para quem lhe interessar ...)