terça-feira, novembro 28, 2006

O IMAGINÁRIO DE GONDRY

Quem viu o filme "A Ciência dos Sonhos", pode verificar que este se encaixa bem no imaginário de Gondry. Um exemplo bem representativo deste seu mundo é ilustrado pelo videoclip que realizou para os Radiohead :

sábado, novembro 25, 2006

A CIÊNCIA DOS SONHOS


O filme "A Ciência dos Sonhos" (The Science of Sleep) estreou há pouco mais de uma semana, mas motivos profissionais impediram-me de o ver mais cedo. Só hoje tive a oportunidade de finalmente visionamentalizar este filme realizado pelo genial Michel Gondry, que já nos tinha brindado em 2004 com o fabuloso "Despertar da Mente" (o como se diz em americano, "Eternal Sunshine of the Spotless Mind").

E valeu a pena a espera, ó se valeu, caramba!

Recheado do surrealismo que Gondry imprime a cada sua obra (sem no entanto nunca tirar os pés do chão por completo), "A Ciência dos Sonhos" é um daqueles filmes que têm o seu lugar muito próprio no mundo do cinema.

Gondry ganhou experiência e notoriedade com os videoclips que realizou para Bjork, Massive Attack entre outros e até para a Air France, Nike e Coca Cola (ah, granda franciú!) e quem conhece alguns, sabe do surrealismo e boa dose de imaginação que habitam a mente deste senhor.

Aqui, não desilude. Filme um pouco mais omnírico do que o passado "Despertar da Mente" como não poderia deixar em algo entitulado de "A Ciência dos Sonhos", que no entanto, não tem o mesmo nível de genialidade no que toca ao argumento.

Temos no elenco Gael García Bernal para Elas e Gael García Bernal para Eles. Ambos mostram-se excelentes actores e a beleza física torna-se secundária. E ainda bem.

Vão ver (ou vejam em DVD ou como quiserem). Talvez gostem.

4.5*

domingo, novembro 19, 2006

2 FILMES QUE VI ESTE FIM DE SEMANA

À falta de algo mais interessante para "postar", fica aqui a minha opinião de sobre dois filmes que vi este fim-de-semana.


O primeiro, "Taking Lives", vi porque não tinha mesmo nada mais interessante para fazer e não
estava com vontade de ir chonar na sexta-feira. Achei fraquinho, mesmo. Quase uma bosta, dentro do género.

Classificação pessoal : 2.5 * (leia-se "um pouco abaixo de bosta")




O segundo foi uma agradável surpresa : "You, Me and Dupree" (sei que a tradução portuguesa do título foi lamentável, por isso, mesmo que me lembrasse dela, recusava-me a a escrever aqui tal grunhice). Surpresa, pois não pensava que fosse tão divertido e descontraído (tipo de filme em que não é preciso pensar, mas que diverte bastante bem).
Lembro-me que na altura em que estreou, puz-o de lado, pois parecia-me 1 patetice pegada, que nem valeria 1 euro. Pelo contrário !

Classificação pessoal : 3.5 * (o que é para mim "um bom razoável" dentro do cómico ligeiro)

quinta-feira, novembro 16, 2006

O MONKEY DO JOE


O lendário doido-varrido do Joe Cartoon tem já mais uma animação transloucada no seu site !

Vão já lá a

http://www.joecartoon.com

E quem não conhece a lenda viva que é Joe Cartoon, não merece ter acesso à 'Net !

(O visionamento das animações do Joe podem reduzir consideravelmente o Q.I. Mas mais vale morrer burro a rir, do que inteligente e aborrecido :) )

terça-feira, novembro 14, 2006

E O PRÉMIO VAI PARA ...

O site mais irritante da semana, elegido por mim, é :

http://www.ticketline.pt/

C'aganda caos visual !
Já tentaram ler a sinopse de um espectáculo que vos interesse, enquanto aquela porra de anúncios que piscam que nem doidos e deslizam de um lado para o outro desafiam o vosso poder de concentração ?!

Bolas !

terça-feira, novembro 07, 2006

The Illusionist - O Ilusionista



Fui ver este filme e gostei. Apesar de achar que o argumento tem alguns pontos fracos (não os vou revelar) e que faltava um pouco mais de ânimo no contar da história, posso mesmo assim afirmar que gostei do conjunto... É uma opinião pessoal e acredito que exista muita gente que ache o filme decepcionante. E de certa maneira, é.

A fotografia está simplesmente magnífica. Nunca estive na República Checa nem em Praga, mas o que vi no filme foi algo de fabuloso. As tonalidades douradas fizeram-me lembrar os dias de Sol em Portugal...
Gostei tb dos efeitos de transição entre cenas, fazendo lembrar os filmes do início do século. A música tb foi um pequena surpresa, pois não se recorreu a autores da época, mas sim a um tal de Philip Glass...

Sei lá, talvez estivesse mesmo a precisar hoje de ter visto um filme.






Bem, este crítica está-me a sair mal à brava... Mais informação sobre o filme aqui e aqui.

3.5*

quinta-feira, novembro 02, 2006

MAIS UM MÊS QUE PASSA, MAS ...

A cada mês que passa, fico a pensar "Epa, já passou mais um mês...".
Pois é, o tempo não pára.

Mas, há uma alegria com que posso sempre contar, sempre que mais um mês pifa ...

Essa alegria chama-se :



Esta é uma emissão mensal dedicada a quem viveu os tempos dos jogos old school, com as arcade machines e os computadores e consolas de 8 bits. São abordadas curiosidades sempre interessantes sobre o tema, análises à questão da emulação destas máquinas, divertidas entrevistas com os autores dos jogos ou hardware dos tempos áureos dos jogos e podemos sempre contar com um artigo de opinião do nosso host Shane R. Monroe, um americano muito sensato e divertido.

Os shows são de download gratuito em MP3 mas além disso, através do site podem ser comprados DVDs em podemos disfrutar das entrevistas em vídeo (e a cores).

Ena, ena !

http://www.retrogamingradio.com/theshow/listen.php?current=1

Estatísticas do meu blog (para quem lhe interessar ...)